sexta-feira, 10 de novembro de 2017

A imagem

Hoje vamos falar sobre cor e imagens.

A palavra imagem provém do latim da palavra imãgo e significa figura, representação, semelhança ou aparência de algo. Representação visual de um objeto através de técnicas da fotografia, da pintura, do desenho e do vídeo.

"Uma imagem vale mais que mil palavras"


Esta imagem representa por um lado o racismo, ganância, incoerência, desrespeito (Donald Trump) e por outro lado a compreensão  e aceitação pela diferença, o bem e a igualdade (Papa Francisco).








Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.



A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.

A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.


A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho, 32% do tipo verde e 2% do tipo azul.


Esperamos que tenham aprendido mais sobre imagens e cor com este trabalho.

webgrafia:
https://drive.google.com/file/d/1UsLjJXFoj_n9vevTTh1oY5tkrqPVJOz5/view

Sem comentários:

Enviar um comentário