quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Modelos de cor

Hoje vamos falar sobre modelos de cor.
De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de pixels formam a imagem inteira.
Resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem.
A profundidade de cor indica o número de bits usados para representar a cor de um píxel numa imagem. Este valor é também conhecido por profundidade do píxel e é definido por bits por píxel
(bpp).
Quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho do ficheiro de armazenamento.

O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).

O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow).

O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.


O modelo YUV Guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V= red - Y).

Esperamos que com este trabalho tenham aprendido mais sobre modelos de cor e sobre as características da imagem, até uma próxima. 

webgrafia: https://wordart.com/create
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel
https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolu%C3%A7%C3%A3o_de_imagem
https://classroom.google.com/u/1/o/Nzg0MDQ5ODUzMFpa

Sem comentários:

Enviar um comentário