sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Teoria da Interatividade

Olá, hoje vamos falar sobre a teoria da interatividade e os aspetos relacionados com a mesma.

Resultado de imagem para teoria de interatividadeA interatividade tem aumentado bastante nestes últimos tempos devido ao aumento da acessibilidade da realidade virtual e devido ao aumento da capacidade da tecnologia que nós temos acesso, possibilitando a formação de ambientes mais imersivos pelo desenvolvimento do GUI ( Graphical User Interface - Interfaces gráficas). Com estes ambientes virtuais consegue-se estimular todos os sentidos do utilizador (Tato, Visão, Audição e outros).

Quanto à realidade virtual baseia-se em ambientes simulados através dos computadores e consolas, o que possibilita aos utilizadores uma interação com os objetos. Para haver um sistema multimédia interativo muito desenvolvido que permite a formação de gráficos 3D interativos a tempo real. A realidade virtual tem muita aplicabilidade tanto nas nossas atividades como no conhecimento, por exemplo: na medicina, arquitetura, educação e engenharia e também para o entretenimento. Há dois tipo de realidade virtual: realidade imersiva, nesta o utilizador sente-se dentro do ambiente e pode interagir nesse ambiente; realidade não imersiva, aqui o utilizador não se sente dentro do ambiente.










Já a realidade aumentada usa elementos da realidade virtual e mostram-nos no mundo real através, por exemplo, câmaras digitais que alguns equipamentos têm. Neste tipo de realidade a interação do utilizador com os elementos virtuais é mais natural e intuitiva. São exemplos deste tipo de realidade alguns jogos como "Pokémon Go" e "Invizimals".

Esperamos que tenham gostado e que tenham aprendido e compreendido mais sobre a teoria da interatividade.

Webgrafia:
http://web.ist.utl.pt/ist170613/
https://classroom.google.com/u/1/o/Nzg0MDQ5ODUzMFpa
http://armazemresumostk.webcindario.com/12ano/introducaoateoriadainteractividadefranciscocubal.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário